Um marco para a Cultura Oceânica no Brasil!
Nesta quinta-feira, o professor Ronaldo Christofoletti participou de uma reunião inédita no Palácio do Planalto com o presidente Lula, a primeira-dama Janja, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o embaixador Celso Amorim e equipes da Casa Civil, MCTI e MMA. Também participaram do encontro o diretor-geral do INPO, Segen Estefen, o diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto, Andrei Polejack, o presidente do ICMBio, Mauro Pires, o Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, os pesquisadores Ana Flávia Barros (UnB) e Simone Pennafirme (COPPE), entre outras autoridades.
A reunião teve como objetivo escutar pesquisadores e representantes da sociedade civil sobre as prioridades brasileiras para a Conferência do Oceano da ONU, que acontecerá em junho, na França.
Durante o encontro, o Maré de Ciência apresentou a importância da Cultura Oceânica e os resultados de iniciativas como o Programa Escola Azul, a Olimpíada Brasileira do Oceano e a Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica. Também foram debatidos temas como planejamento espacial marinho, áreas protegidas, plásticos nos oceanos, estratégias para proteção de corais e energia renovável.
Ao final da reunião, o presidente Lula declarou: “Estou fascinado com a ideia de incluirmos a cultura oceânica no currículo e na educação”.
Um momento histórico que fortalece ainda mais o compromisso do Brasil com o oceano e com a educação para a sustentabilidade.