VIII Curso Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo da Educação Básica.
Transmissão ao vivo da estação antártica brasileiraApresentação do Grupo Base POLARIS.
Parte 2
08/05/21 – 10h
Grupo Base Polaris – Estação Antártica Comandante Ferraz
Origem do Nome.
A estrela localizada mais próxima ao Polo Sul pertence à Constelação Octans e foi denominada por John Bayer em 1603 de Sigma Octantis. Posteriormente ela teve seu nome alterado para Polaris Australis ou Estrela Polar do Sul, se opondo à Estrela Polar do Norte.
A característica dessa estrela é estar distante, mas sempre presente. Embora possuir um brilho pálido, o que nos remonta os ventos frios do continente, não faz dela menos importante, pois as demais estrelas giram ao seu redor.
Descrição.
O nome “Polaris” em alusão à distância que a EACF se encontra do Brasil; a permanência em alusão à continuidade dos interesses nacionais no continente; a palidez de seu brilho relembra os ventos fortes e frios do continente; e por estar mais ao sul do planeta e fazer com que as demais estrelas girem ao seu redor, representa a atenção e importância que toda a sociedade brasileira tem dispensado à EACF por sua grandiosidade, modernidade e desafio que representa tanto mantê-la quanto operá-la.
LOGOMARCA
Retratada como uma estrela de 16 (dezesseis) pontas representando o número de militares componentes do GB, tal estrela representa:
– O Distrito Federal na Bandeira Nacional;
– A Continuidade por estar sempre presente no céu
– A Atemporalidade por não ser afetada pelo tempo
– A Permanência por manter as mesmas posições relativas na esfera terrestre, ocupando seu espaço na constelação
– Produz e emite energia, assim como a EACF, um espaço de produção de conhecimento para o país.
O pavilhão nacional em destaque na logo evoca o patriotismo ao mesmo tempo que nos dá a noção da grandeza desta missão que é o Programa Antártico Brasileiro.