Vem conferir como foi a O2 2023!

COMPARTILHE:

Vem conferir como foi a O2 2023!

A Olimpíada do Oceano – O2 é um convite ao desenvolvimento e amplo compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável e é aberta à participação de toda a sociedade e não apenas de estudantes nas escolas. 

Em 2023, tivemos a 3ª Edição da Olimpíada Brasileira do Oceano, realizada pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e UNESCO, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com a colaboração do projeto EUceano, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) e da Rede de Escolas Azuis do Atlântico (All-Atlantic Blue Schools Network). 

Esta edição contou com mais de 45 mil inscritos, que vivendo perto ou longe do mar, mostraram a potência da diversidade no engajamento em prol da cultura oceânica. Sendo um projeto que busca a interdisciplinaridade, os temas transversais Mulheres na Ciência, Mudança Climática, Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e Regiões Polares foram amplamente explorados nas três modalidades da O2: Conhecimento, Projeto socioambiental e Produção artística, cultural e/ou tecnológica. Vamos conferir como foi cada modalidade?

Modalidade Conhecimento

Esta modalidade incluiu uma prova temática de múltipla escolha sobre as disciplinas tradicionais com questões sobre o tema oceano, feita de forma online ou presencial. Foram 5 tipos de prova, cada uma indicada para uma faixa etária/ano escolar. Todo(a)s o(a)s participantes que pontuaram menos de 50% da prova receberam menção honrosa pela participação, pois acreditamos que em realidades tão diversas de ensino, todo(a)s que se dediquem para realizar a prova contribuem para uma educação e uma sociedade melhor, e demonstraram seu mérito. Para as pontuações acima de 50% do total de questões, foram definidas as categorias bronze, prata e ouro, de acordo com a tabela de pontuação a seguir:

Tivemos representantes de todas as unidades federativas do Brasil! Ao avaliar as regiões, tivemos uma maior participação da região sudeste (40%), seguida das regiões nordeste (26%), sul (16%), norte (15%) e centro-oeste (3%). Do total, 43% de participantes se declararam do gênero feminino, 16% se declararam como sendo pretos, pardos ou indígenas, e 77% dos participantes vieram da rede privada de educação. Foram 2.529 medalhistas OURO espalhados por todo o Brasil, dos quais 47% pertencem ao gênero feminino, indicando a potência das meninas e mulheres na ciência! 

Nesta edição de 2023, os estudantes medalhistas de escolas públicas concorreram a 100 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq, por um período de 10 meses com valor mensal de R$ 300,00 para desenvolverem um plano de trabalho sobre cultura oceânica em suas escolas!

Modalidade Projeto socioambiental

Um pouco mais de mil pessoas com idades entre 1 e 59 anos se engajaram no desenvolvimento de projetos socioambientais pelo Brasil! Recebemos 83 projetos, dos quais 23 foram premiados com medalha de ouro na etapa regional! Estes seguiram para a avaliação nacional, e finalizamos essa etapa com 3 projetos medalha de ouro! 

Modalidade Produção artística, cultural e/ou tecnológica

Quase 2 mil pessoas entre 2 e 60 anos se inscreveram nessa modalidade, com um total de 527 produtos, dentre desenhos, histórias em quadrinhos, maquetes, poesias, músicas, jogos e muito mais! Todos participaram da avaliação regional e 108 foram premiados com medalha de ouro! Esses 108 produtos foram avaliados nacionalmente e 25 produções das regiões sudeste, nordeste e sul foram premiadas com medalha de ouro! Foi incrível ver tanta criatividade direcionada à cultura oceânica! 

Veja aqui a lista de premiados.

Parabenizamos todas as pessoas que participaram da O2 2023! Ficamos imensamente felizes em ver a cultura oceânica espalhada por todo o Brasil, de perto ou longe do mar, incluindo toda a diversidade do nosso país! 

Agradecemos ao comitê avaliador da O2 2023, composto por 121 pessoas voluntárias, entre especialistas e profissionais em áreas relacionadas ao oceano, que se dedicaram na avaliação dos projetos e produtos. A equipe do Maré de Ciência agradece muito a participação de vocês! 

Agradecemos também a parceria do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), UNESCO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), projeto EUceano, Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) e da Rede de Escolas Azuis do Atlântico (All-Atlantic Blue Schools Network), além de todos os engajados no fortalecimento da Geração Oceano!

COMPARTILHE:

COMENTE

MAIS NOTÍCIAS

Vem conferir como foi a O2 2023!

Vem conferir como foi a O2 2023! A Olimpíada do Oceano – O2 é um convite ao desenvolvimento e amplo compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável e é aberta à participação de toda...

II Fórum da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica

Nos próximos dias 7 a 9 de março de 2024, no Parque Tecnológico de Santos ocorrerá o II Fórum da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, evento que explora como a tecnologia e a inovação podem ser alavancadas para um desenvolvimento...

Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

🙌🏽 Somos muito gratas e gratos pelas mulheres e meninas cientistas que são inspiração e protagonistas de muitos dos nossos projetos! É um privilégio ver e viver a ciência e a cultura oceânica que brilha nos olhos de cada uma....